EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados de um programa denominado Educação Sobre Drogas e Habilidades Sociais, desenvolvido em uma escola no interior do estado do Espírito Santo, Brasil, na disciplina de Educação Física. Participaram 145 estudantes do ensino fundamental e ensino médio com idades entre 11 e 17 anos. Foram 10 encontros temáticos sobre álcool e outras drogas e habilidades sociais com avaliação ao final a partir do Google Formulários. O programa foi bem aceito pelos participantes e contribuiu com novos conhecimentos sobre o tema drogas. Conclui-se que as habilidades sociais podem se apresentar como um dos recursos importantes para a educação sobre drogas ao permitir que outras áreas da vida dos envolvidos sejam problematizadas.


Instrumentos y metodología

Pesquisa-ação. Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e Google Formulários


Resultados

Com participação significativa no decorrer das atividades, 86 (89,6%) consideraram que os temas foram importantes para lidar melhor consigo mesmo e com outras pessoas. Sobre o álcool e outras drogas, 93 estudantes (96,9%) disseram que tiveram aquisição de novos aprendizados. Avaliado como positivo, 85,4% dos respondentes gostariam de mais atividades do programa no ano seguinte. Nas sessões de “Educação sobre drogas e Habilidades Sociais”, foi constatado o aprendizado ou o fortalecimento das habilidades sociais dos estudantes. Ao final da avaliação, as respostas abertas evidenciaram a aquisição destes novos conhecimentos e habilidades compreendidas pelos participantes como importantes para que os relacionamentos com as pessoas sejam melhores.


Conclusiones

O programa “Educação sobre drogas e Habilidades Sociais” buscou problematizar a temática para minimizar os riscos quando e se houver o consumo de álcool e outras drogas, apontado informações que visam tratar o tema de modo geral, e não apenas ressaltar experiências negativas que são divulgadas pela mídia e que não representam em sua totalidade a realidade concreta. A maioria dos estudantes aprovou o programa, fato importante para que seja dado continuidade nos anos seguintes. A boa aceitação pode estar relacionada a dois fatores principais: assuntos que despertam a atenção dos envolvidos pela implicação direta com o cotidiano (seja acerca do tema drogas ou as diferentes classes de habilidades sociais) e; a metodologia interativa das sessões.


Enlaces a sitios web en donde se ha publicado el estudio completo

 

País
BRASIL


Año de realización
2021


Tipo de investigación
Cualitativa


Personas a cargo
Gelsimar José Machado
Raul Aragão Martins
Liana Abrão Romera


Instituciones implicadas
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Palabras clave

  • habilidades sociais
  • prevenção ao abuso de drogas
  • adolescência


Publicada en revista científica