TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NA PREVENÇÃO AO ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre um programa de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas com base nas habilidades sociais com o público adolescente. As habilidades sociais são diferentes classes de comportamento que o indivíduo possui para lidar com as situações interpessoais, entre elas a comunicação, o fazer e manter amizade, empatia, assertividade, expressar solidariedade, manejar conflitos, resolver problemas interpessoais, expressar afeto e intimidade. A pesquisa teve como objetivo geral identificar índices de uso de álcool e outras drogas e sua relação com habilidades sociais entre adolescentes de uma escola do interior do estado do Espírito Santo, bem como implementar e avaliar um programa de prevenção ao abuso dessas substâncias a partir do Treinamento de Habilidades Sociais. Os objetivos específicos foram: caracterizar as habilidades sociais; utilizar os instrumentos de avaliação antes e depois das intervenções; avaliação follow-up (três e seis meses após as intervenções); relacionar dois instrumentos de avaliação; e analisar dados entre os estudantes. A metodologia se constituiu como uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual no interior do estado do Espírito Santo com uma turma composta de 19 alunos do ensino médio. Foram utilizados dois instrumentos para a produção de dados: o Teste de Identificação de Distúrbios do Uso de Álcool (Alcohol Use Disorders Identification Test – AUDIT), e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Por meio de uma abordagem interativa, o programa de prevenção se constituiu de 12 sessões abordando direta e indiretamente o tema drogas e o fortalecimento das habilidades sociais. Os instrumentos foram reaplicados ao final e aos três e seis meses após o término das intervenções, com a técnica de grupo focal. Entre os resultados relativos ao tema drogas, houve diminuição do consumo de álcool, aquisição de informações inovadoras e desconstrução de concepções equivocadas acerca de normas sociais com base em dados científicos. Em relação às habilidades sociais, a empatia e a assertividade foram as habilidades mais enfatizadas pelos participantes. As atividades com base em encontros interativos possibilitaram melhor aquisição do aprendizado. Observou-se que a estratégia das habilidades sociais possibilita alcançar resultados significativos acerca da prevenção ao abuso de drogas. Acredita-se que resultados de programas de prevenção podem ser mais expressivos quando há menor ênfase sobre as substâncias e maior foco nas ações em que se privilegiam as pessoas.


Instrumentos y metodología

Pesquisa-ação. Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette)


Resultados

Entre os resultados relativos ao tema drogas, houve diminuição do consumo de álcool, aquisição de informações inovadoras e desconstrução de concepções equivocadas acerca de normas sociais com base em dados científicos. Em relação às habilidades sociais, a empatia e a assertividade foram as habilidades mais enfatizadas pelos participantes. As atividades com base em encontros interativos possibilitaram melhor aquisição do aprendizado. Observou-se que a estratégia das habilidades sociais possibilita alcançar resultados significativos acerca da prevenção ao abuso de drogas.


Conclusiones

Quanto às avaliações sobre o consumo de álcool, os resultados tiveram efeito positivo e, de modo geral, houve diminuição ou manutenção em níveis não prejudiciais. Mesmo o grupo não apresentando muitos estudantes com abuso ou dependência (pontuando acima de 15 no instrumento AUDIT), ao comparar os levantamentos iniciais e após o programa foi possível perceber uma redução no nível de ingestão entre os que apresentaram os maiores índices. Nos segmentos de 3 e 6 meses, algumas alterações revelaram maior consumo entre os abstêmios ou que consumiam pouco, ressaltando a importância no reforço das sessões como modo de fortalecer o beber não prejudicial. Em todas as etapas, acredita-se que foi possível despertar a atenção dos participantes de diversas formas, possibilitando gerar maior autonomia e criticidade sobre o tema drogas, tanto em relação a lícitas quanto a ilícitas. Buscando ir além do modelo tradicional, os trabalhos apresentados elegem as habilidades sociais como importantes na relação com a prevenção ao abuso de drogas em diferentes populações estudadas. Tais habilidades se destacam como mais uma das possibilidades, tanto de prevenção quanto de tratamento, para mitigar danos causados pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas e fortalecer as relações interpessoais.


Enlaces a sitios web en donde se ha publicado el estudio completo

 

País
BRASIL


Año de realización
2020


Tipo de investigación
Cualitativa


Personas a cargo
Gelsimar José Machado
Raul Aragão Martins
Liana Abrão Romera


Instituciones implicadas
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Palabras clave

  • Habilidades Sociais
  • Prevenção ao Abuso de Drogas
  • Adolescência
  • Escola


Publicada en revista científica